terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pré-viagem

Bom, esse post vai ser pra contar os detalhes pré-viagem. Só lembrando que to escrevendo no meu 2º dia em Londres, então muitas das coisas ainda não são história, mas sim planos.

Vo fazer dedicatórias nos posts :D
Esse aqui é dedicado pra todos que forma me deixar no aeroporto e/ou me ligaram preocupados com a viagem: Papai, Mamãe, Vovó Hadade, Tia Sarah, Ricardo Daltro, Fábio Miléo, Antonio Hiroto, Isabela (hiroto's girl), Osmar Julio, Sayuri (osmar's girl), Lucas Pinto e Tainá (lucas`s girl - haha). Além disso aos que ligaram (provavelmente ficaram dormindo no domingão, pra que se dar ao trabalho pra esse amigo FDP :(), mas esses não vou citar os nomes, pela indignação demonstrada no parentese.

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que quando eu falar em valores, já que para uma viagem como essa geralmente eles são altos, não tem nada haver com esbanjar ou querer “se amostrar” (como se diz no popular). Mas sim são para informar as pessoas que tem interesse em fazer uma viagem como essa sobre o quanto estou gastando para poder tomar como base, pelo menos em relação ao tipo de viagem que eu estou fazendo. Além disso, para incentivar todo mundo pra vim pra cá, de preferência pra me visitar! Haha

Então vamos deixar o post organizado, vou dividir ele em 3 tópicos: objetivo, custos iniciais e preparativos.

OBJETIVO:
Bom, tracei como objetivo dessa viagem primeiramente aprender línguas e culturas. Depois conhecer o máximo possível da Europa, na medida do possível economizando, mas sem me privar de coisas que eu queira muito. E por último tentar se possível me instalar, se eu me adaptar, na Europa pra fazer pós-graduação, trabalhar e viver aqui mesmo.

Nessa viagem estamos eu e meu irmão, sendo que os valores que vou falar aqui correspondem somente a mim. E em todos os post`s quando for incluindo ele eu aviso. Ah, e acho que só nesse post vou falar com valores em Real, passando a tratar em Libra pra valores de Londres e Euro pro resto da Europa. Vocês podem usar como conversão 3 pra 1 dos valores, que foi em média quanto agente conseguiu comprar essas moedas.

A viagem foi pensada com 6 meses de duração, sendo pré-determinados 3 meses em Londres, estudando inglês, e 3 meses em Berlin, estudando alemão. De 06 de dezembro de 2009 até 05 de junho de 2010. E nos intervalos de feriados e etc... visitar outros países pela Europa.

CUSTOS:
A viagem foi organizado junto da STB, que é uma empresa bem legal e organizado que, em Belém tem sede ali na 3 de maio entre Gov. José Malcher e Magalhães Barata. Na maior parte organizada com a Eduarda, mas vocês podem mandar email pra contato@personalturismo.com.br.

Bom, essa parte de custos iniciais inclui Hospedagem e Curso de Línguas nos dois lugares.
A parte de Londres saiu por 11 mil reais. Agente está alojado em um flat (é um AP com 3 quartos sendo banheiro e cozinha compartilhados), ficando num quarto eu e meu irmão (Leandro, pra quem não sabe). Além disso, estamos estudando na Frances King, que é uma escola de línguas no centro de Londres.

A parte de Berlin saiu por 9 mil reais. Aqui vai ser a mesma coisa, só que a escola é a GLS (hahaha imagina o que não tem nessa escola :P). Os outros detalhes só vamos saber quando chegarmos lá, mas em tese o alojamento é na mesma linha.

Fora isso, posso incluir como valores pré-viagem as passagens de ida e volta que foram compradas pela STB pra gente também e saíram em média por uns 2 mil reais. Podemos incluir também o plano de saúde ou seguro que é obrigatório e custou por volta dos 700 reais se não me engano, mas tem uma modalidade mais barata!

Finalmente, inclua como valores de pré-viagem a grana pra trazer! Mas essa agente vai vendo aos poucos conforme forem passando os dias aqui. Eu trouxe 1000 Libras e mais uma grana no cartão.
Ah, falando em cartão tem outra coisa legal pra falar também. É o Travel Card, que é tipo um cartão de débito que é recarregável pelas operadoras de Câmbio, tipo pré-pago. Agente deposita em Reais o valor e eles põem na conta como moeda local, pra ser usado como cartão de débito ou sacar grana mesmo. É bem útil pra pessoas que, como eu, viajam na dependência do pai. O pessoal da STB informam direitinho sobre esse Cartão ou podem mandar email pedindo detalhes.

PREPARATIVOS
Aqui vou falar as coisas que arrumei pra viajar direitinho, mesmo sem saber o que vai ser realmente necessário.
a) Documentos:
Primeiro de tudo o passaporte! Esse garoto tem que estar lindão! Com vencimento em mais infinito e tudo.
O legal da Europa é que agente não precisa de visto, é só pegar a carimbada na alfândega, um trabalho a menos. O lado ruim disso é que da uma puta insegurança achando que na hora ninguém vai carimbar PN, mas isso é assunto do próximo post.
Além disso, eu trouxe todos meus documentos guardadinhos: identidade, CPF, carteira de motorista (parece que pode usar aqui – vou descobrir quando tentar alugar um carro), título de eleitor (pra que eu não sei).
Tirei uma carteirinha de Estudante internacional, a STB tira, pra ganhar descontos em museus, cinemas e aquele bla bla bla que todo mundo já sabe.
Ah, e deveria ter deixado uma procuração pra resolver qualquer problema em meu nome com meu pai, algo que pensei, mas esqueci de fazer, acho esse um bom conselho.
Tratei de tirar também cartões de crédito internacionais e liberar os meus pra uso internacional. É tem que fazer isso pra usar o cartão em outro país. Mesma coisa o celular, que foi liberado pra uso internacional, assim posso ligar pra casa em qualquer emergência.
Além disso, as documentações da escola a STB cuida de tudo direitinho, acredito que se voce procurar outra agencia vai ser assim também!
b) Bagagem
Na mala enchi de casaco, já que na Europa temos um friozinho não apreciado no Norte do Brasil, calça jeans e umas camisas grossas. Se não for suficiente vou ter que comprar aqui! Não sei se é caro. Mas assim que descobrir eu posto aqui.
É importante não esquecer dos remedinhos tradicionais, dor de cabeça, barriga, enjôo, gripe, febre, etc... Nas farmácias daqui não vende livremente, só com receita. Receita brasileira não serve, nem adianta trazer. Vai ter que ir no médico daqui, e o que é pior pagando o preço daqui!
c) Família
Se dediquem a ficar um tempinho a mais com a família, na hora de ir embora da um mega aperto no coração só de pensar em ficar longe. Derrepente nem voltar! É, vai querer enganar quem que se você conhecer uma Londrina mega gata, super gente boa e rica, além de arrumar um empregão na Europa você não deixa o pobre Brasil pra trás? Além disso, você nunca sabe o que a vida reserva pra sua família enquanto você não está perto. E na pior das hipóteses só um tempo longe de todo mundo já é suficiente pra bater uma saudade matadora!


Hum... então acho que dessa primeira parte é isso! Se esqueci algo vo colocando nos post a seguir!

Abraço a todos

Um comentário:

  1. Lucas's girl o CARAMBA, otário...HAHAHAHA
    NÃO VOU MAIS TE CHAMAR DE MIGUXO.
    Que novela londrina essa tua viagem, hein? E essas milhões de horas sem tomar um banho..ô beleza!

    ResponderExcluir