terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gastos da 1a Semana

Começo da semana, um bom tema pra hoje é falarmos sobre: os temidos gastos em LONDRES, ou melhor, os gastos na 1ª semana, tentando da um apanhado geral sobre o custo de vida!

Hoje, diante do tema, a dedicatória não poderia ser pra mais ninguém que não fosse meu PAPAI! Sim, sim, sim! Ele que está patrocinando essa viagem! Bom, tenho que aproveitar o espaço pra dizer que eu to com muita saudade e amo muito ele, não pela viagem, e ele sabe disso, mas pelo super pai que ele sempre foi e é. O melhor pai do mundo. Tão bom que pode estar quase me estragando. Mas essa parte tento controlar do meu jeito!

Então, vamos começar por onde... hum... ta vou explicar assim, basicamente meus dias aqui tem sido: acordar, ir pra aula, almoçar, ir passear em algum ponto turístico e voltar pra casa.
Bom, na parte de acordar remete a casa onde to morando... meu flat! Como essa parte já veio paga do Brasil, não preciso botar na conta. Não lembro quanto foi que ficou, mas vou dar uma pesquisada por aqui e depois eu falo.

Depois, vem a parte de ir pra aula, nessa parte entra o super eficiente sistema de transporte de Londres! Agente paga aqui semanalmente 26 Libras pra andar o quanto quiser, quantas vezes quiser, em ônibus e metrô, que são basicamente os meios de transporte daqui (fora os taxis que agente NUNCA usa, pra se ter uma idéia na vinda do aeroporto pagamos 55 libras de taxi, e considerando o numero de pessoas que vejo andando de mala de metrô, to começando a reconsiderar a opinião de que foi boa idéia pegar esse taxi). Existe ônibus até com rotas noturnas, o night bus, ou seja, nem saindo da balada precisa-se de outro meio de transporte! E como já disse, tudo tudo tudo por 26 pounds por semana.

A parte do almoço é a mais remosa! Em média os pratos aqui individuais tão custando 9 pounds por pessoa. Além da tradicional Coke nossa de cada dia, que em restaurante raramente sai por menos de 2 pounds, chegando até a 3 as vezes. Se três reais pra uma coca já é caro, imagine 3 libras. Hahaha. O certo é que essa semana vamos começar a comer em casa, pelo menos a maioria das refeições, pra economizar! Ah, é importante destacar o preço do Burguer King, que alias tem uma loja ao lado da minha escola, que é 5,19 na promoção pelo Whopper tradicional! Cara esse eu axei barato d+, com batata e coca médios! Adooooro!

A parte de conhecer os pontos turísticos é a mais legal! Passear pela cidade. Olhar as casas londrinas e os monumentos históricos! Tirar muitas fotos!!! A merda é que recentemente descobri que as fotos tiradas pela minha filmadora são uma bosta! Acho que vou investir numa câmera fotográfica por aqui! Mas voltando ao assunto, e tudo isso é de graça, só gasta perna pra andar pra caramba! Ainda faltam visitar muitos museus e o bom é que é tudo de graça! Haha! A parte paga é o London eye que é aquela roda gigante que é uns 15 pounds.... então to enrolando talvez nem vá! To usando como desculpa que: “Ah, o tempo tem estado fechado, então não vale a pena!” hahaha. Mas no fim vou acabar pagando essa parada, só pra ter o prazer de ter estado lá!

Além disso, vamos aos outros gastos... O super mercado. Temos um mercadinho aqui perto de casa que achei as coisas num preço bem mais acessível! O que me faz voltar a acreditar que é possível morar em Londres (haha). Só que por enquanto só compramos bobagens, mas que da pra ter uma idéia das coisas, vou postar uma tabela mostrando em média o custo das coisas.



Fora isso comprei num shopping daqui, e pelo que me falaram um dos únicos, a maior parte do comercio funciona em lojas na rua mesmo, um tênis por 54 libras, um adidas legalzinho, o que achei barato inclusive contando que as coisas no shopping são beeem mais caras. Comprei também um celular local, e que tem skype como aplicativo e a operadora promove ligações de Skype pra Skype de graça. (quem quiser anotar meu skype e ligar de vez em quando é: tivalves). O preço foi 55 libras. E um modem-router wireless por 65 libras pra acessar a internet, segundo o cara podem se conectar até 5 computadores.
Roupas em geral são os mesmos preços do Brasil, as de “marca” obviamente mas caras, só que tem muitas lojas de marca aqui! Mas o preço na média é o mesmo. Pelo menos nas lojas onde eu vi. Quem sabe eu descubra alguma coisa diferente mais tarde.

Finalmente, mas não menos importante é o preço nos PUBs aqui! Bom, a entrada é de graça e todo dia o pessoal daqui freqüenta! Claro que no final de semana estavam mais lotados, mas o tradicional happy hour aqui acontece! O preço do Chopp varia de 2 pounds até 5, dependendo do lugar e do tipo de chopp. Tem drinks também, todos coloridos e enfeitados dos mais diferentes tamanhos e matérias prima, com preços a partir de 5 pounds. Que aliás tem de todo tipo! Em boite as coisas ficam mais caras com aquele preço básico da coke de 3 pounds e a cerveja só long-neck e a 4,5 pounds. Os drinks são mais caros também, com o basicão não saindo por menos de 7 pounds.

Bom o que se pode dizer como verdade verdadeira desse post é: Quem converte não se diverte! É a mais pura verdade. É foda pensar assim, mas não tem jeito... A mudança de cambio é muito cruel conosco. O melhor mesmo é, já que estamos ajoelhados, vamos logo é rezar! Guardar uma reservinha de grana e vim sem pensar muito nisso de converter, mas obviamente não esbanjando!

Bom é isso!! Vamo vim pra europa! e gastar com sabedoria nossa grana que da tudo certo!

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário