domingo, 24 de janeiro de 2010

Visita ao emarates

Opa, o post de hoje é bem mais alegre!!! É sobre minha visita ao Emirates Stadium, o estádio de futebol do ARSENAL! Sim, sim, sim... foi muito legal! Mas antes disso vamos à dedicatoria:

O post de hoje tem um oferecimento especial ao meu irmão Leandro, que tá aqui em Londres também! O motivo é que dia 20.01, última quarta-feira, dia da visita ao emirates, foi também aniversário dele de 25 anos! Então fica aqui os PARABENS!

Então, a visita se deu no dia 20.01.2010, como vocês podem ver na foto do ingreso aqui abaixo:


Bom, pra começo de conversa a idéia de ir ao estádio já tava na cabeça desde o Brasil, mas conmcretização só veio uma semana antes do jogo, quando um grupo de brazucas sairam juntos da escola pra visitar os estádios do Chelsea e Arsenal! Mas cara, quando chegos em frente ao Emirates não deu pra não comprar o ingresso! Cara, é muito gigante, muito lindo, muito tudo... daí pensei: imagina isso tudo por dentro! Aqui eles exploram muito bem a imagem e a marca dos times... O estádio é todo cercado com fotos dos jogadores em tamanho colossal, uma coisa que você vê e se impolga pra ver aquilo ao vivo de qualquer maneira. A loja tem tudo que se possa imaginar com a marca do time, desde as tradicionais camisa, passando por gorros e luvas e chegando até a cinto com fivelas do clube! TUDO! O pequeno detalhe é o preço, que em euro deixa tudo mais incomprável. Mas se fosse do Paysandu selado que eu comprava! Haha.
Ah, o preço do ingresso? Bom, como vocês podem ver na foto acima, custou a bagatela de 47 Libras. Isso mesmo. 150 reais pra assistir um jogo no anel mais alto, ou seja, mais distante e atrás do gol, teoricamente o pior lugar. Pra mim foi ótimo por que gosto de ver jogo atrás do gol. Dá pra ver a disposição tática dos times e além disso 5 dos seis gols foram na nossa trave.
Ah, to falando “nossa” por que dois amigos daquí foram comigo, duas figuraças, o de baixo então totalmente maluco, vejam eles nas fotos abaixo:

O CORTINTIANO SIDNEI:


E O ÁRABE SAUDITA AHMAD:


Bom além disso citei os anél superior. Isso por que o Estádio tem três níveis para assistir o jogo. O primeiro é no nivel do gramado, sem alambrado, a uns 10 metros do campo (como vocês podem ver na foto acima). O resto pode ser entendido como o Mangueirão. O segundo seria na altura das cadeiras e o terceiro como se fosse a arquibancada mesmo. Como disse, não achei ruim, mas obviamente não reclamaria de estar na primeira fila na altura do gramado!

Então, vamos a historinha. No dia do jogo, saímos do flat eu e Sidnei (que mora no mesmo prédio que eu, mas em outro FLAT) e fomos em diração ao estádio, mas parariomas duas estações antes onde encontrariamos o Ahmad. Putz que cagada pra se encontrar na estação do metro, ainda mais por que marcamos o encontro na estação da casa do Saudita, que é uma das maiores estações de Londres pelo simples motivo que é a mesma estação do que parte o EUROSTAR. Milhões de tuneis e saidas e escadas e pessoas... tudo misturado. Advinha? Não nos encontramos! Mandamos mensagem para nos encontramos na estação ARSENAL, que recebe esse nome por ser a mesma do estádio. Pensei: “Putz que merda vai ser a mesma cagada, mas foda-se na pior das hipoteses é lugar marcado agente se encontra no assento!”. Mas chegando nas estação foi tranquilaço. Nos achamos na saída facilmente. Daí caminhamos para o estádio, cerca de dois quarteirões. Tranquilo e no meio da torcida, que a essa altura já começava a se encaminhar pro estádio.

Chegando no estádio, tudo bem sinalizado, achamos facilmente a catraca da nossa entrada. Uma parada eletronica bem moderna que você só colocava o ingresso num sensor óptico-magnético e ele liberava a catraca! Demos uma pequena volta pelo estádio observando lanchonete, banheiros, escadas e essas coisas todas que turistas fazem. No saguão de entrada, e são vários ao redor do estádio, tem umas tv’s onde ficam passando escalações dos times, resultados da rodada, lances dos ultimos jogos do arsenal e etc... E a torcida fica lá no pré e pós jogo (sim após os jogos as pessoas continuam lá, pelo menos até dispersar a multidão) assistindo, batendo papo e bebendo. Sim, bebendo! É possivel beber nos estádios ingleses. Porém não nos assentos, apenas nessa parte do saguão. Mas que passa o jogo ao vivo também, então quem quiser pode ficar lá. Não preciso falar que ninguém fica, né?

Depois disso, fomos procurar nosso assentos. Encontramos facilmente também. Cadeiras confortáveis eu diria. Como já falei atrás do gol, o que pra mim não foi ruim. Antes do jogo, fica tocando umas músicas e que as vezes são cantadas pela torcida também, provavelmente com algum siginificado a mais como um grito de torcida, mas que eu não consegui identificar. Teve o aquecimento do time com o tradicional apoio da torcida e depois todos foram se arrumar. O de sempre. Mas agora vem uma coisa legal, momentos antes dos times entrarem o telao dá a escalação dos times, mostrando as fotos dos jogadores (isso só do arsenal obviamente) e o auto-falante fala só o primeiro nome dos caras e a torcida completa... Coisa de louco! Depos disso entram os times, se comprimentam e tudo. Antes de começar o jogo o auto-falante anunciou ainda alguma coisa ruim, pedio doações e anunciou um minuto de silêncio. Mas ei, vocês não tão entendendo. UM MINUTO MESMO. Não aqueles 10 segundos que dão no Brasil. E todo mundo, a torcida toda ficou em silêncio mesmo! Fiquei besta de ver.
Bom depois disso rola a bola finalmente. E eu pensando: “caraca tudo isso já valeu o ingresso!”. Putz, mas era só o começo! O jogo foi pra ficar pra sempre na memória! Cara o Bolton fez logo 2x0 e no final do 1º tempo o Arsenal discontou com Rosiky. No segundo tempo logo no começo, jogadassa dele, CESC, O fábuloso Fávregas faz um golasso pra empatar a partida. E na metade do 2º tempo, depois de uma confusão na área vem a virada, com o zagueiro Vermalen! E pra fechar com chave de ouro o 4 gol, um golasso do craque russo Andry Arshavin! Cara, um gol de parar o estádio! GOLASSO! Depois disso o Arsenal só administrou até o final do jogo.
Postei um video edita, tá aqui embaixo o link... Ta dividido em parte 1 e 2. Pra ilustrar isso que falei:

VISITA AO EMIRATES:















VISITA AO EMIRATES PARTE 2: A VIRADA














Daí antes de ir embora demos uma ultima olhada em tudo e nos encaminhamos pra fora. Bom a saída não é tão facil como divulgam. Tipo, ninguém usa carro, só metrô. Então a estação ficou uma loucura de cheia! Em compensação eles aumentam o numero de trens, de modo que de 2 em 2 minutos passa então até que o escoamento é rapido. Mas até que da pra passar por umas filas e apertos. Verdade seja dita que com 1 hora você já está em casa. Pra uma grande metropole isso é bem rápido, e eu moro do outro lado da cidade em relação ao Emirates.
Mas nem sei porque falei em casa, depois do jogo, aproveitando que era quarta-feira, tinhamos vencido o jogo (e foi um jogasso) e era aniversario do Leandro, fui direto pro Los Loucos, onde quarta tem tekila e cerveja por 1 pound e comemoramos com amigos o aniversário do Leandro.


E foi isso. Mais um dia em Londres!
Abraço a todos. E até a próxima.

Tiago Alves

2 comentários:

  1. ulha!!! que foda!!!!!!!!!!! mto massa! sou louco pra fazer uma viagem dessas (ano que vem talvez!)mas eu li certo? 47 libras???????? nussa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. se vc tiver a oportunidade eu recomendo! meu fez muito bem!!!!!!

    ResponderExcluir