terça-feira, 27 de abril de 2010

La bella Itália

Bom chegamos ao último passo da trip: Roma. A capital do império mais famoso! E como já esperava e nao poderia ser diferente, a cidade respira história e cultura! Mas antes de entrarmos na cidade em sí vamos continuar de onde paramos, a ida pra roma, que aliás é um capitulo interessante da história.

Rapida parada pra o oferecimento do dia: um grande abraço pro meu amigo Alcir (dinovo) que foi o grande parceiro dessa trip de 3 paises, um cara que planejou boa parte do passeio do Brasil e tudo. Além disso, um grande abraço pro Michel que me emprestou uma grana pra reservar os hotéis no brasil, e que eu demorei abessa a devolver. Desculpa Michel! Você é o cara!

Voltando a viagem. Na sexta acordamos em innsbruck e o plano era ir pra Roma. Na vespera tinhamos tentado comprar as passagens na estação de trem, mas nao deu porque o trens da Italia estavam de greve, e bla bla bla. O fato é que deixamos pra resolver tudo quando acordassemos na esperaça de que a greve tivesse acabado (sonho meu). Pela manhã fomos ao aeroporto pra tentar alugar um carro, o qual usariamos pra viajar pra itália e alcir traria de volta, de onde ele continuaria para a suiça, proximo ponta da viagem dele! O negócio é que innsbruck é uma cidade pequena e os carros estavam esgotados. Tentamos até, na ilusao de uma promoção relampago, ir ao aeroporto pra tentar uma passagem aerea, que como o esperado estavam carissimas (500 euros) o que tornou o mais inviavel dos planos. Decisão final: vamos pegar nossas coisas no hotel, ir pra estação e tomar um trem pra qlqr lugar, afinal se for pra pagar uma diaria a mais que seja num lugar que nao conhecemos ainda... isso ae, vamos tentar ir pra suiça! Chegando na estação, descobrimos que podiamos ir pra Itália, a tal greve nao era 24h, mas sim durante alguns horarios, o que nos possibilitou chegar ao nosso destino após uma troca de trem em uma pequena cidade chamada VERONA. Sim a famosissima Verona da mais famosa ainda história de Shekespeare, ROMEU E JULIETA. Em fim, fiquei animadasso pois a troca teria um pequeno intervalo de 2 horas o que possibilitaria uma rapida passagem por qualquer que fosse o ponto turistico da pequena cidade. Planos frustrados por um bug qualquer no trem que culminou em uma troca de trem no meio do caminho, mas que pelo menos apesar de ruim, graças a diferença de horarios nao fez com que perdessemos o trem seguinte, o que sem duvida seria mais transtornante. Enfim, chegamos a Roma por volta das 21:30.

O Capitulo seguinte foi a ida da estação para o hotel, apesar de curto e bobo é um capitulo engraçado e que nao posso deixar de contar. Ao sairmos da estação com uma tremenda cara de ontem, pelas dor nas pernas do ski na vespera e a longa viagem de trem, nos deparamos com uma imensa fila para o taxi (a essa altura nunca iriamos procurar o hotel a pé). Lea, "espertamente" negocia com um "taxista autonomo", ou nao registrado, ou qualquer coisa do tipo. A primeira coisa que me veio a cabeça foi: "barca furadassa! Manchete do jornal de amanhã: BRASILEIRO SAO ENCONTRADOS MORTOS DEPOIS DE SEREM TORTURADOS, ESTUPRADOS E TEREM SEUS ORGÃOS ROUBADOS, EXCETO O ANÚS ENCONTRADO EM SITUAÇÃO IRRECONHECIVEL". haha. Na verdade o medo era só de ser roubado, e depois aturar os policiais dizendo "turista burro, quer ser espertão pegando taxi nao registrado e se fode! Eu é que nao vou ajudar mesmo! Bem feito". Mas... vamo lá né! Já fiz um ano de Kung Fu e quero ver quem vai me dale! O medo com o passar do tempo nao passava, ainda mais que em geral o centro de Roma é marcado por ruas estreitas, escuras e desabitadas. Os cinco minutos de viagem pareceram horas. Mas apesar de aparentar um pouco perdido o cara até que nos levou no lugar certinho! Urfa! Sobraram risadas e o aprendizado de nunca mais fazer isso, taxi só o registrado mesmo, e o leandro nunca mais decide nada sozinho. Uma atitude dessa nao é o que se espera de um brasileiro malandro como eu! Coisa do mané do leandro! Bora se ligar: Malandro é malandro, mané é mané.

Depois de feito o check in, aproveitamos o fim de noite pra conhecer um pouco da night italiana. Caminhamos até uma praça ali próximo que segundo o atendente do hotél era bem badalada. De fato, o lugar é bem legal. A Itália tem um povo que adora conversar, alias falam bem alto, reunir grupos de amigos em bares ou nas praças mesmo e beber batendo papo e achando graça, algo que me lembrou bastante a nossa terrinha. Sentamos num restaurante ao redos da praça e apreciamos outra das belezas italiana, a culinária. Nossa, durante todos os dias que ficamos lá a comida é realmente algo invejavel. Vale muito a pena apreciar cada refeição com um prato tipico local, mesmo que pagando por volta dos 15 euros por cada uma delas! Uma melhor que a outra, pode acreditar que será um dinheiro bem investido, pode se dizer que é uma atração local. Comemos, bebemos e rimos muito, tiramos muito sarro do custume local de cumprimentos: Homens apertam as mãos das mulheres e beijam o rosto de outros homens. Rimos demais.

No dia seguinte, sabado portanto, saimos em direção ao Vaticano, tinhamos horario marcado com o Papa, o que infelizmente nao se concretizou por que nos atrazamos. No meio do caminho trassamos nosso trajeto de forma a visitar inumeros pontos existente na cidade, como ja disse, roma respira historia e a cidade tem varios monumentos concervados por toda parte, derrepente ao dobrar uma esquina, por entre os prédios você se depara com um obelisco do egito (que aliás existem dezenas deles espalhados por toda a cidade) trazido por algum imperador romano ou mesmo com construçoes como é o caso do Panteão.


O Vaticano como todos sabem é um Estado independente dentro da cidade de Roma. A basilica de Sao Pedro, sendo religioso ou não, é algo inigualavel. Cada cantinho do lugar tem um detalhe a ser observado. A praça a frente do templo tem um detalhe a ser observado que as colunas foram construidas de forma que quando observadas de determinado ponto encontram-se alinhadas. Fiz questao de escrever isso por que ninguem entende ao ler, inclusive eu, mas ao chegar no lugar tudo fica claro, o que aliás é uma sensação de surpresa ótima. Dentro da basilica fizemos questao de subir no alto da cupula, o que apesar do sacrificio vale muito a pena. Oferece uma ótima visão da cidade além de poder ser observado com detalhe a parte interna da cupula. Na saida tentamos tirar foto com o guardinha do papa com roupa de palhaço mas ele nao foi legal com agente :( Maldito!




Na volta pro hotel fizemos o mesmo tentando passar por alguns pontos turisticos, conhecemos muitas praças, em geral com um obelisco roubado do egito no centro, algumas igrejas, o templo de Adriano e até a famosa Fontana de Trevi, que tenho que admitir é muito bonita. Pela parte da noite, degustamos mais uma vez a culinaria local e um rolé pela night italiana para apreciar outro ponto de destaque local: as belas mulheres ou "la bella lagazza"!


No domingo saimos com fim de conhecer o Coliseu. A gigantesca e imponente construição no centro de Roma nao deixa nada a desejar ao que imaginava. Tudo que é falado se justifica ao se deparar com a magnifica construção. No caminho pra lá passamos pelo monumento de Vittorio Emanuele, uma escavações no centro da cidade e a rua do foro imperial, que tem um jardim ou parque muito bonito, e a rua ficou bem famosa ao ser retratada no filme "gladiador" onde maximus passa pelo meio do povo. Tudo muito inacreditavel. Ao entrarmos no coliseu de fato da pra imaginar uma viagem no tempo e se sentir um pouco na época dos grandes espetáculos de pão e circo! Depois de sair do coliseu caminhamos um pouco mais a frente para chegar ao Arco de Constantino, e ainda um pouco mais a frente chegamos ao lugar onde eram realizadas as corridas de bigas, mas que estava em escavação ou sei lá o que, então nem demos muita bola. Aproveitamos o fim do dia para ir a estação marcar a passagem do Alcir pra suiça e para comer mais uma vez (já viu que isso é o que mais fizemos em roma).



Pela parte da noite saimos pra curtir um pouquinho novamente, mas não demoramos a voltar, pois no dia seguinte tinhamos viagens.

E é isso. Ponto final na viagem. A volta pra Londrs foi tranquila e sem problemas na imigração. Uma forra pra quem estava estouradasso depois de tantas andassas.

Abraço do amigo europeu a todos.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário